Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
MIRANDA, Maria Geralda de and VILLARDI, Raquel Marques. Projeto Horizontes - relação entre capital cultural, na acepção de Bourdieu, e o fracasso escolar. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250025. Epub May 28, 2020. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250025.
Este artigo é resultado de pesquisa realizada com alunos de escola pública na comunidade da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, de agosto de 2014 a dezembro de 2016. Os alunos selecionados possuíam histórico de notas baixas e repetência, quase todos com defasagem idade-série. A pesquisa partiu da hipótese de que a intervenção com os discentes, por meio do oferecimento de atividades culturais, valorizadas no universo educacional, poderia levá-los a melhorar o desempenho. A metodologia participante permitiu a interação entre a equipe do projeto e os educandos, de modo que se pôde confirmar a hipótese de pesquisa no decorrer do trabalho, à mediada que os alunos iam participando das atividades culturais e refletindo sobre elas. Os resultados apontaram para a estreita ligação entre o “consumo” de atividades culturais e a capacidade de interagir com os conteúdos livrescos, julgando necessária a construção de uma cidadania do acesso aos bens culturais valorizados pela escola.
Keywords : educação básica; Bourdieu; capital cultural.