SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Historical meanings of young adults education and public policies of integration in professional education with schooling: dialogues between Brazil and FranceNecroeducation: reflections on the death of blacks in the Brazilian educational system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

RICHIT, Adriana. Estudos de aula na perspectiva de professores formadores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250044.  Epub Oct 14, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250044.

O artigo discute aspectos da dinamização dos estudos de aula em Portugal, considerando-se os desafios manifestados nesse processo e as características que atribuem a essa abordagem especificidade própria na perspectiva de professores-pesquisadores que assumem o papel de seus promotores. Foram entrevistados quatro formadores em estudos de aula do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que se constituiu no material empírico do estudo. A análise apontou dois aspectos relacionados à implementação do estudo e aula em Portugal: a adaptação ao contexto cultural português, que trouxeu alguns desafios e solicitou escolhas diante das características dos grupos de professores envolvidos; e a especificidade desenvolvida em Portugal, com destaque para a abordagem exploratória, a colaboração profissional e a realização de pequenas investigações sobre a prática profissional dos professores participantes.

Keywords : estudos de aula; desenvolvimento profissional; formação inicial de professores; ensino básico.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )