Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
BORGES, Clayton Cesar de Oliveira and NEIRA, Marcos Garcia. Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250058. Epub Nov 25, 2020. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250058.
O presente artigo, por meio de uma discussão teórica, propõe-se a assinalar o significado e algumas das possíveis potencialidades do gesto arquivístico e da atitude crítica, conforme preconizados por Michel Foucault e alguns de seus interlocutores ulteriores, quando concebidos como leitmotiv analítico para as investigações no campo da educação. Argumenta-se propriamente que a articulação de tais noções-chave oriundas do legado foucaultiano na lida investigativa e os modi operandi daí decorrentes ensejam amiúde certo modo de problematizar o presente educacional, indagando sobre suas condições de existência, seus significados, suas regras de ação, seus efeitos e, à vista disso, quiçá delinear transformações possíveis.
Keywords : arquivo; atitude crítica; Michel Foucault.