Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
MIERES-CHACALTANA, Manuel; SEPULVEDA, Juan Guillermo Mansilla and SALAMANCA, Jorge Javier Oyarce. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PERSONAGENS HISTÓRICOS RELEVANTES EM FUTUROS PROFESSORES CHILENOS DE HISTÓRIA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270016. Epub Feb 19, 2022. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270016.
O artigo analisa as representações de um grupo de estudantes em relação aos personagens que consideram mais relevantes na história mundial e na de seu próprio país. A amostra consistiu em alunos do primeiro ano de licenciatura em história, geografia e ciências sociais (n=35; idade=19,97), de uma universidade localizada na região de La Araucanía, no Chile. O estudo seguiu um enfoque metodológico qualitativo, organizado sob um desenho básico de estudo de caso. Foram utilizados o método de redes semânticas naturais e a análise de conteúdo de questionários de resposta aberta. Os resultados evidenciam representações de acentuado caráter eurocêntrico e androcêntrico, ao lado de outras que questionam a ordem vigente. São discutidas suas implicações na formação docente inicial.
Keywords : representações sociais; personagens históricos; formação inicial docente.