SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Mathematical modeling, mediator-guiding teacher, and constructivism: discursive interlacements in the constitution of the teaching figureFACTORS ASSOCIATED TO THE ACADEMIC PERFORMANCE OF STUDENTS WITH LOW SOCIOCULTURAL STATUS IN BRAZIL, CHILE, AND ARGENTINA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ABREU, Roberta Melo de Andrade; CRUZ, Lorames Bispo dos Santos  and  SOARES, Emanoel Lima Silva. Políticas públicas em educação e o mal-estar docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280023.  Epub Mar 14, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280023.

Esta pesquisa objetivou compreender como a internacionalização das políticas públicas educacionais agravaram o mal-estar vivido pelos docentes do ensino básico e quais os tipos de reflexão que fazem diante dessa realidade. A metodologia de pesquisa teve como base a abordagem qualitativa, a partir da pesquisa-formação e de acordo com a proposta de ateliês lúdicos formativos. A análise dos dados produzidos foi realizada na perspectiva fenomenológica. Como resultado, evidenciou-se que o mal-estar narrado pelos docentes é potencializado por meio de políticas públicas educacionais, a partir do estabelecimento do estado de impotência, em decorrência de uma lógica violenta na qual o lucro se sobrepõe. Constatou-se ainda o crescente movimento de desprofissionalização imposto por uma perspectiva de educação como produto de mercado que tem levado a proletarização, precarização e desvalorização do trabalho docente e descaracterização da escola.

Keywords : mal-estar docente; políticas públicas educacionais; internacionalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )