Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
SOARES, Marilene Caitano Reis Almeida; JANUARIO, Gilberto and SANTOS, Francely Aparecida dos. Conhecimentos da Matemática Incorporada ao Currículo revelados por um grupo de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280089. Epub Sep 06, 2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280089.
O artigo é orientado pelo objetivo de discutir como ideias matemáticas subjacentes aos recursos dos materiais curriculares são percebidas e interpretadas por professores. O quadro teórico remete-se a categorias de conhecimento profissional docente, como o modelo do Conhecimento da Matemática Incorporada ao Currículo para se referir ao conhecimento matemático ativado por professores ao ler e interpretar tarefas matemáticas. Três professores analisaram um material sobre grandezas e medidas para turmas de 6° ano. As entrevistas foram processadas no Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, gerando gráficos de similitude que contribuíram com a análise. À luz do modelo Conhecimento da Matemática Incorporada ao Currículo constatamos que os professores pouco identificaram conceitos e propriedades que justifiquem procedimentos a serem utilizados pelos estudantes nas resoluções dos problemas, baseando seu ensino em técnicas, em detrimento de explicações que explorem estruturas matemáticas.
Keywords : relação professor-materiais curriculares; currículos de matemática; conhecimento da matemática para o ensino; educação matemática.