SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Competencies in the training of school leaders: the case of the Master’s Program in Leadership and Management of School Organizations (MLGOE)Environmental education at school: international literature and analysis of brazilian studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

VALLE, Ione Ribeiro. Capitães da Areia de Jorge Amado e o “discurso herético” de Pierre Bourdieu. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290028.  Epub Mar 27, 2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290028.

Mobilizar lentes interpretativas para mostrar quanto a relação com a literatura pode ser frutífera é o objetivo deste artigo. A intenção é entrelaçar as sensibilidades (literária e científica) de dois intelectuais: Jorge Amado e Pierre Bourdieu. A obra Capitães da Areia (1937) foi a referência principal para levar a efeito este exercício analítico, num momento em que se observa o recrudescimento de questões sociais, culturais, morais, doutrinárias, que marcaram o século passado. Além de desmistificar o “discurso performativo”, posto em prática pelas autoridades do Estado com o apoio dos meios de comunicação, Jorge Amado constrói um “discurso herético”. Ao apresentar uma espécie de retrato (sociológico) de crianças submetidas ao racismo social, Capitães da Areia é a explicitação da vulnerabilidade dessas crianças, que envolve o abandono, as ligações familiares, o efeito de estigmatização, o desenraizamento, o analfabetismo, a precocidade sexual e a virilidade, o prazer do risco.

Keywords : Jorge Amado; Capitães da Areia; Pierre Bourdieu; Discurso herético.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )