SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The Nonpartisan School: between political control of the teaching activity and unconstitucional attempts to resume censorshipMultiple meanings of the inclusion of people with intellectual disabilities in the aging process: family narratives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FERNANDEZ, Francisco Javier Amores; RUIZ, Miguel Ángel Gómez; REAL, Maximiliano Ritacco  and  GIL, Mónica María López. A gestão escolar e seu funcionamento na perspectiva da identidade profissional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290050.  Epub May 22, 2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290050.

O principal objetivo da pesquisa é analisar a gestão escolar do ponto de vista da identidade profissional dos gestores escolares, partindo da ideia de que o sucesso de suas práticas depende, em grande medida, de como se configura sua identidade profissional. Com uma abordagem biográfico-narrativa, as vozes de 12 diretores de centros educacionais públicos selecionados por meio de amostragem intencional contam como vivem e constituem sua identidade no desenvolvimento de suas funções. Foram realizadas três entrevistas a cada participante, nas quais se recolheu informação sobre a configuração da identidade profissional, tendo em conta a carreira anterior e a identidade profissional e o exercício da liderança escolar e da identidade profissional. Os resultados referem-se a estas dimensões de análise: perspetiva interna da identidade profissional e dupla identidade; identidade para os outros; e construção da identidade no exercício diário da gestão.

Keywords : Gestão Escolar; Identidade Profissional; Diretores; Professores; Desenvolvimento Profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )