Revista Brasileira de Educação Especial
Print version ISSN 1413-6538
Abstract
BEYER, Hugo Otto. O método Reuven Feuerstein: uma abordagem para o atendimento psicopegógico de indivíduos com dificuldades de aprendizagem, portadores ou não de necessidade educativas especiais. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1996, vol.02, n.04, pp.79-89. ISSN 1413-6538.
A Psicopedagogia caracteriza-se como uma área cientifica que, aliada aos empreendimentos de natureza teórico, ocupa-se da pesquisa e desenvolvimento de ações instrumentais. Na confluência entre teoria e prática, menciona-se o trabalho do Prof. Reuven Feuerstei, construindo a partir de uma coesa interação teórico-prática. A teoria de Feuerstein defende a importância das experiências sócio-interativas par ao bom desenvolvimento cognitivo da criança pode vir a desenvolver defasagens evolutivas. Caso esta situação se consolide, a criança necessitará do apoio psicopedagógico. Para tanto, Feuerstein construiu uma série de instrumentos com a finalidade de apoiar cognitivamente a criança prejudicada. Em nosso trabalho de Doutorado, aplicamos uma amostra do material elaborado por Feuerstein com resultados parcialmente positivos nos âmbitos cognitivo e afetivo.