SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue04Estudo da independência funcional, motricidade e inserção escolar de crianças com paralisia cerebralDeficiência visual nas crianças indígenas em idade escolar das etnias Guarani e Kaiowá na região da Grande Dourados/MS: um estudo sobre a incidência e as necessidades específicas e educacionais especiais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

RODRIGUES, Leda Maria Borges da Cunha  and  CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Educação a distância e formação continuada do professor. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2012, vol.18, n.04, pp.615-627. ISSN 1413-6538.

Tem sido significativo o papel da Educação a Distância (EaD) na formação continuada de docentes. Assim, esta pesquisa teve como objetivo levantar e analisar dados em relação à sua utilização para formação continuada de professores quanto ao processo de inclusão da pessoa com deficiência. Construído e aplicado questionário semiestruturado, participaram da pesquisa 182 alunos do Curso a distância da Unesp-Bauru/SP, realizado em parceria com o Ministério da Educação. Os resultados indicam que a flexibilidade de horário e o atendimento a grande número de alunos, em diferentes áreas geográficas, destacam-se como pontos positivos desta modalidade, porém, para seu sucesso, é necessária a formação adequada dos formadores/tutores na utilização das novas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, sendo imprescindível que os alunos tenham a sensação de serem assistidos em todos os momentos, contribuindo para a construção da comunidade virtual e efetivando, na Educação a Distância, a formação de qualidade.

Keywords : Educação Especial; Educação à Distância; Formação de Professores; Inclusão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )