SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4USE OF PECS ASSOCIATED WITH VIDEO MODELING IN CHILDREN WITH DOWN SYNDROMEANALYSIS OF WHOQOL-DIS INSTRUMENT VERSIONS TOWARDS THE ASPECTS THAT MOTIVATED ITS CREATION: PARTICIPATION AND AUTONOMY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

MEDEIROS, Carolina Silva de  and  SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro. ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO: INTERAÇÃO MÃE-CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL E HABILIDADES SOCIOCOMUNICATIVAS INFANTIS. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.393-406. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000400006.

Este estudo analisou a interação de uma díade mãe-criança com deficiência visual, verificando-se as estratégias de comunicação utilizadas pela mãe, em duas situações contextuais, isto é, brincadeira livre e brincadeira estruturada, durante três etapas. Adotou-se a perspectiva sociointeracionista que afirma a relevância das interações sociais para o desenvolvimento sociocomunicativo infantil. Participou do estudo uma criança do sexo masculino, quatro anos de idade e com o diagnóstico da deficiência visual severa, e sua mãe. As observações foram filmadas, transcritas e analisadas por meio da descrição de episódios interativos. Verificou-se que as estratégias maternas utilizadas foram semelhantes ao longo das etapas, pelo uso do contato tátil e do direcionamento atencional. Os comportamentos infantis, em sua maioria, dificultaram o engajamento entre a díade. Destaca-se a importância dos programas de intervenção na promoção do desenvolvimento sociocomunicativo, através da indicação de estratégias maternas que poderão facilitar a participação infantil no processo interativo.

Keywords : Educação Especial; Estratégias de Comunicação; Interação; Deficiência visual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )