SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Educational Toys Associated with Storytelling Used with a Child with Multiple DisabilitiesTeacher, Professional or Educator: the Conception of Special Education Teacher in the Academic Productions of the Specific Field of Special Education (2000-2016) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

ALONSO, Felipe Trillo; GANETE, Ana Parada  and  BERNARDEZ-GOMEZ, Abraham. Juan, uma Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de Caso de uma Boa Prática de Inclusão Educacional por meio da Aprendizagem Cooperativa. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.85-100.  Epub Jan 02, 2019. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000100006.

A atenção à diversidade para tornar a educação inclusiva eficaz é o marco teórico conceitual no qual se apresenta este trabalho sobre um aluno com Síndrome de Asperger (SA), que se chama Juan. O objetivo deste artigo é identificar, descrever, analisar, interpretar, compreender e tornar visível uma boa prática de inclusão educacional com uma criança com Síndrome de Asperger baseada na aprendizagem cooperativa. Assim, por meio de uma metodologia qualitativa com um estudo de caso único, analisa-se uma experiência de inclusão educacional relatada pelas próprias crianças, e isso representa uma experiência de aprendizagem cooperativa. Atender às necessidades específicas de apoio educacional (NEAE) de Juan para facilitar sua inclusão é a espinha dorsal deste trabalho.

Keywords : Educação Especial; Asperger; Aprendizagem colaborativa; Práticas inclusivas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )