SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Music Scenes at the Association of Parents and Friends of Exceptional Children From São João Del-Rei (MG): a Phenomenological Approach of the Music Lessons for Children with Intelectual Functional DiversityThe Impact of Morphological Awareness on Reading and Spelling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

MAKIDA-DYONISIO, Cristiane; MARTINIC, Sergio  and  GIMENEZ, Roberto. Prática Pedagógica, Contextos Físicos e Sociais: Implicações Para a Inclusão. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0016.  Epub Apr 14, 2024. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0016.

Este estudo compara os contextos físicos, sociais e a prática pedagógica da Educação Infantil com a do Ensino Fundamental e levanta suas respectivas implicações para a inclusão das crianças. Participaram desta pesquisa dois estudantes com deficiência matriculados no último ano da Educação Infantil, comparados com outros dois estudantes com deficiência do Ensino Fundamental. Configura-se uma pesquisa descritiva de cunho quantitativo. O método baseou-se na etologia. Os resultados indicam que, na Educação Infantil, houve altos índices de interação social, variabilidade na utilização de espaços, maior tempo em atividades corporais e o direcionamento da prática pedagógica voltada à interação. Já no Ensino Fundamental, os alunos apresentaram relativo grau de autonomia, mas ainda muito condicionado ao conteúdo.

Keywords : Inclusão escolar; Educação Infantil; Ensino Fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )