SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 issue03Graduação: rumos e perspectivasAvaliação institucional e teoria das representações sociais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

DIAS SOBRINHO, José. O ensino de graduação e a pesquisa: construção e reconstrução do conhecimento e sociedade. Avaliação (Campinas) [online]. 1998, vol.03, n.03, pp.21-30. ISSN 1414-4077.

O principal objetivo deste artigo é estabelecer relações entre pesquisa e ensino, especialmente no nível da graduação. Não se trata, aqui, da grande pesquisa em áreas nobres que os centros de excelência e instituições científicas internacionalmente reconhecidas produzem, porém, mais propriamente daquela produção e reconstrução do conhecimento vinculadas com a docência e quase sempre orientadas às realidades mais próximas. O artigo tenta estabelecer uma distinção entre investigação sobre um objeto científico (produção de ciência) e investigação educativa (produção de uma pedagogia do conhecimento e de um conhecimento da pedagogia).

Keywords : Ensino de Graduação; Pesquisa; Produção de Conhecimentos; Investigação Científica; Investigação Educativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )