SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue03Institutional evaluation of academic extension: concepts, levels, parameters and indicatorsAvaliação e política institucional: estudo dos indicadores "qualificação docente" na avaliação das "condições de oferta de cursos" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

MILDNER, Telma  and  SILVA, Leila Nascimento da. O ENEM é alternativa ao vestibular? O caso da área de química. Avaliação (Campinas) [online]. 2002, vol.07, n.03, pp.103-152. ISSN 1414-4077.

À luz dos documentos oficiais pertinentes e relevantes e dos resultados de vários estudos realizados, este estudo analítico--crítico se desenvolve em duas perspectivas: numa primeira perspectiva, analisa a pertinência das relações estabelecidas, pelo MEC/INEP/ENEM, entre Competências e Habilidades às quais foram, por sua vez, associados os Itens das Provas do ENEM 1998-2001 que enfocaram conteúdos da Área de Conhecimento "Química"; na segunda perspectiva tenta-se verificar a presença, ou ausência, de Validade de Conteúdo desses Itens. Das análises realizadas sobre a Validade de Conteúdo dos Itens das Provas 1998-2001, ENEM, que abordam conteúdos de "Química", indicou-se absoluta ausência de Validade de Conteúdo de onze (11) dentre vinte e sete (27) itens, ou seja, em cerca de 41 % das questões.

Keywords : ENEM; Validade de Conteúdo; Ensino Médio; Exame Geral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )