Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765
Abstract
DINIZ, Rosa Virgínia and GOERGEN, Pedro L.. Educação Superior no Brasil: panorama da contemporaneidade. Avaliação [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.573-593. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000300002.
O objetivo do presente artigo é apresentar uma síntese da realidade do ensino superior brasileiro na atualidade a partir de seus aspectos legais, históricos e contextuais com o fito de instrumentalizar pesquisas cujo foco seja este nível educacional. A pesquisa bibliográfica realizou-se a partir de consulta à legislação atinente ao setor, bem como, aos autores que debatem a temática de forma a condensar dados que possibilitaram delinear o quadro da contemporaneidade. Restou observada a formulação de uma estrutura notadamente privatizada, historicamente consolidada, e fortalecida pelas novas demandas e estratégias governamentais para oportunizar tal etapa do ensino, convergentes com um modelo econômico neoliberal.
Keywords : Ensino superior; Modelo educacional; Expansão neoliberal..