Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765
Abstract
GARCIA, Léo Manoel Lopes da Silva; LARA, Daiany Francisca and ANTUNES, Franciano. Investigação e Análise da Evasão e Seus Fatores Motivacionais no Ensino Superior: um estudo de caso na Universidade do Estado de Mato Grosso. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.1, pp.112-136. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000100007.
O presente estudo realiza uma avaliação diagnóstica do fenômeno da evasão no ensino superior, utilizando como estudo de caso uma instituição de ensino superior pública. Para tanto, é realizado um levantamento dos dados da evasão por um período de 5 anos, e paralelamente uma investigação junto aos alunos evadidos sobre os motivos que os levaram a evadir-se do curso em que estavam matriculados. Para explicitar os possíveis padrões e tendências existentes, são confrontados os dados de abandono dos cursos com os fatores (causas) influentes da evasão. Os resultados demonstram que tanto o fenômeno da evasão, quanto os motivos causadores do problema, variam de acordo com a área do conhecimento dos cursos, inferindo que há perfis que reagem de forma diferente aos problemas do meio acadêmico. É identificado ainda, que há diferenças no impacto de abandonos causados por cada fator motivador da evasão.
Keywords : Evasão; Gestão da permanência; Políticas educacionais.