SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Proposal of meta-evaluantion instrument for institutional self-evaluation in higher educationAssessment of the rate of access to open data of the federal universities from INEP higher education flow indicators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues  and  GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Uso de modelo de utilidade para avaliação de cursos de graduação. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.3, pp.513-530. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000300007.

O presente artigo trata da invenção de um modelo de utilidade, depositado junto ao Instituto Nacional de Patentes Industriais, registrado sob nº BR 20190170510, caracterizado por uso da Análise SWOT, elaborada a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional e dos Relatórios da(s) Avaliação(ões) in loco de curso(s) de graduação, complementada com um Ciclo PDCA. Trata-se de um instrumento de gestão educacional criado com o objetivo de melhorar as notas dos indicadores do Instrumento de Avaliação de Curso de Graduação de 2017 - bem como os que o sucederem - do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), avaliados com notas 1,0 e/ou 2,0 por ocasião da avaliação in loco. Fundamentado em abordagem qualitativa, descritiva e utilizando-se de estratégia documental, o modelo foi desenvolvido visando subsidiar o planejamento das avaliações futuras, e, ao mesmo tempo, fornecer ao SINAES, subsídios relativos às principais fragilidades dos cursos de graduação, em relação ao IACG 2017.

Keywords : avaliação de cursos; SINAES; modelo de utilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )