SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Information and communication technologies in the teaching of Physical Therapy, Occupational Therapy and Speech Therapy during the COVID-19 pandemicTheoretical models of dropout in higher education and notes on the national context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

PANTOJA, Gracilene Ferreira; RAMOS, João Batista Santiago  and  CORDEIRO, Yvens Ely Martins. A pesquisa em educação: histórico e tendências temáticas na pós-graduação stricto sensu do Pará, Região Norte, Brasil. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023016.  Epub Sep 05, 2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100024.

Esta pesquisa analisou as produções científicas sobre o surgimento da pesquisa em Educação na Região Norte e as tendências temáticas de três programas de pós-graduação stricto sensu das universidades públicas federal e estadual do Pará – Brasil, entre os anos de 2005 e 2021, por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Foram analisadas um total de 820 dissertações com base na análise temática e descritiva. Como resultado, constatou-se que o surgimento da Pesquisa em Educação ocorreu após um longo percurso que culminou na militância intelectual dos líderes de grupos de pesquisas no fazer científico-acadêmico. No âmbito das pós-graduações, identificou-se elevada diversidade de temas, sendo no programa PPGED-UFPA (55), PPGED-UEPA (37) e PPEB-UFPA (22) com maior frequência absoluta na temática da Formação de Professores, Ensino de Matemática e Currículo. Ambos seguindo tendências históricas, sociopolíticas e econômicas de cada época em que foram produzidas.

Keywords : história da educação; pós-graduação em educação; educação superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )