SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Intellectual Property Management in Public Higher Education Institutions in Minas GeraisGraduate students’ and master’s students’ perceptions regarding the educational product in a professional graduate program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

ROSTIROLA, Sandra Cristina Martini; HENNING, Elisa  and  SIPLE, Ivanete Zuchi. Análise de distratores: uma interpretação pelo modelo de resposta nominal dos itens do Enade 2017 aplicado à Licenciatura em Matemática. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023026.  Epub Nov 24, 2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100042.

Testes baseados em itens de múltipla escolha frequentemente utilizam a Teoria da Resposta ao Item para a estimação de parâmetros dentro de modelos dicotômicos. Contudo, o Modelo de Resposta Nominal permite estudar itens politômicos, considerando toda a informação obtida na análise das alternativas escolhidas pelos respondentes. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva interpretar o conteúdo e as alternativas dos itens do Enade 2017 referentes aos cursos de Licenciatura em Matemática, a fim de contribuir para o aprofundamento da análise edumétrica do referido teste. Trata- se de uma abordagem quantiqualitativa que utiliza, concomitantemente, o Modelo de Resposta Nominal e a perspectiva da análise de erros em matemática. Os resultados indicam que o teste Enade 2017 para o curso de Licenciatura em Matemática continha itens com fragilidades em aspectos técnicos em termos de clareza, pertinência ou dificuldade, com necessidade de revisão por experts da área. Além disso, a análise desses itens permitiu explicar alguns raciocínios dos respondentes.

Keywords : avaliação em larga escala; modelo de resposta nominal; licenciatura em matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )