SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue01Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

AULER, Décio  and  BAZZO, Walter Antonio. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência educ. [online]. 2001, vol.07, n.01, pp.01-13. ISSN 1516-7313.

Neste artigo, situamos, inicialmente, o surgimento histórico do movimento ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Por se tratar de um movimento que emerge em contextos bastante distintos do nosso, num segundo momento discutimos aspectos a serem considerados na configuração de seus objetivos no contexto educacional brasileiro, apontando limitações e desafios que se colocam. Destacamos a nossa inexperiência democrática, relacionada com a trajetória histórica do país, como um dos obstáculos/desafios para colocar a tomada de decisões, em relação à ciência e à tecnologia, numa perspectiva mais democrática (mais atores sociais participando) e menos tecnocrática, aspecto central do CTS.

Keywords : Movimento CTS; Contexto Brasileiro; Ensino de Ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )