Ciência & Educação
Print version ISSN 1516-7313
Abstract
SOUZA, Suzani Cassiani de and ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de. A fotossíntese no ensino fundamental: compreendendo as interpretações dos alunos. Ciência educ. [online]. 2002, vol.08, n.01, pp.97-111. ISSN 1516-7313.
São apresentados alguns gestos de interpretação de estudantes de oitavas séries do ensino fundamental, os quais foram submetidos a uma unidade de ensino sobre a fotossíntese. Os principais referenciais foram algumas noções da análise de discurso na abordagem francesa e a epistemologia bachelardiana. Os gestos de interpretação foram considerados importantes no processo de mediação escolar da ciência, como conseqüência do reconhecimento de que a multiplicidade de sentidos é própria da linguagem, e a identificação desses gestos é um caminho para possibilitarmos ao estudante um maior acesso ao discurso científico. Nossa intenção neste artigo foi trazer à tona diferentes interpretações dos estudantes e procurar evidências de como elas atuam na construção de sentidos sobre o tema ensinado, localizando pontos de deriva.
Keywords : Ensino de Ciências; Interpretação; Concepções Primeiras; Fotossíntese.