SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue01A teoria das cores de Newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula¿Qué puede aportar la epistemología a los diseños curriculares en física? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

MOURA, Manoel Oriosvaldo de  and  MORETTI, Vanessa Dias. Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais. Ciência educ. [online]. 2003, vol.09, n.01, pp.67-82. ISSN 1516-7313.

Neste artigo relatamos uma investigação, realizada com estudantes de 8ª série de uma escola pública, sobre o papel dos conhecimentos prévios e das interações sociais na aprendizagem do conceito de função. Comparando momentos de trabalho individual com situações de interação constatamos que a interação possibilitou um movimento de compreensão do conceito, no sentido da abstração e de generalização, que não ocorreu na situação de trabalho individual.

Keywords : Aprendizagem; Conceitos Prévios; Interações Sociais; Conceito de Função.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )