SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue02O ensino de física para deficientes visuais a partir de uma perspectiva fenomenológicaO estudo do tratamento da informação nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

CAMARGO, Eder Pires de  and  SILVA, Dirceu da. O ensino de física no contexto da deficiência visual: análise de uma atividade estruturada sobre um evento sonoro: posição de encontro de dois móveis. Ciência educ. [online]. 2006, vol.12, n.02, pp.155-169. ISSN 1516-7313.

Aborda-se a análise de uma atividade de ensino de Física elaborada e aplicada a alunos com deficiência visual, parte de uma pesquisa realizada sobre o tema. Sua estrutura fundamentou-se na busca de soluções a um problema aberto (possível colisão entre um carro e um trem), e seu desenvolvimento prático constituiu-se em dois momentos: No primeiro momento, os alunos ouviram a gravação de uma situação problemática que enfocava o movimento de um carro e de um trem; no segundo momento, por meio de um debate, os alunos descreveram observações, apresentaram suas diferentes interpretações para a situação problema, e propuseram soluções para a questão contida na referida situação. Pretende-se que os resultados aqui apresentados contribuam com o ensino de Física de alunos com a citada deficiência.

Keywords : Ensino de Física; Deficiência Visual; Atividade de Ensino; Problemas Abertos; Evento Sonoro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )