SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue01Contribuições da epistemologia bachelardiana no estudo da história da Óptica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

MANZINI, Neiva Irma Jost. Roteiro pedagógico: um instrumento para a aprendizagem de conceitos de física. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.01, pp.127-138. ISSN 1516-7313.

O objetivo desta investigação foi analisar as possibilidades e os limites de uma experiência de ensino-aprendizagem de conteúdos de física, realizada com alunos do curso de Licenciatura em Física e fundamentada na "epistemologia genética" de Jean Piaget. Como metodologia de ensino foi construído o roteiro pedagógico, que tem como objetivo identificar e promover a construção e reconstrução de processos cognitivos sob a perspectiva piagetiana, visando possibilitar a compreensão das grandezas físicas envolvidas nos fenômenos e das relações lógico-matemáticas entre elas. Contatou-se que essa atividade pedagógica auxilia os alunos na construção do conhecimento e na formação da equação matemática que expressa o fenômeno físico estudado.

Keywords : Aprendizagem; Epistemologia; Física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )