SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue01O conceito de campo: polissemia nos manuais, significados na física do passado e da atualidadeA construção lógica do “estilo newtoniano” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

OSTERMANN, Fernanda; PRADO, Sandra Denise  and  RICCI, Trieste S. F.. Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.01, pp.35-54. ISSN 1516-7313.

Analisa-se a evolução conceitual de 14 professores de Ensino Médio que foram estudantes, no 2º semestre de 2005, de uma disciplina sobre Física Quântica (FQ) no Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFRGS. Foi realizada uma análise de suas respostas acerca da interferência quântica em questionários especialmente desenvolvidos. Este estudo insere-se no âmbito de um projeto sobre Tópicos de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores e já tem, como resultados a elaboração de um questionário sobre conceitos de FQ, construção e avaliação de uma unidade didática baseada em experimentos virtuais e o desenvolvimento de um software livre, do tipo “bancada virtual”, que simula o fenômeno da interferência quântica em um aparato denominado Interferômetro de Mach Zehnder. A partir das sínteses das questões e da análise das respostas dos alunos, os resultados aqui relatados evidenciam aspectos de uma evolução conceitual em tópicos introdutórios de FQ.

Keywords : Formação de Professores; Interferência Quântica; Avaliação da Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )