Ciência & Educação
Print version ISSN 1516-7313
Abstract
GOMES-MALUF, Marcilene Cristina and SOUZA, Aguinaldo Robinson de. A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.02, pp.271-282. ISSN 1516-7313.
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a inserção da ficção científica no ensino de Ciências, no qual buscamos identificar como a ficção científica incorpora elementos na estrutura conceitual dos educandos partindo do pressuposto de que teria um papel de desencadeadora e/ou organizadora da aprendizagem. O filme “Jurassic Park” foi estudado como constitutivo do conhecimento, transmutando o ficcional no real/racional, possibilitando a organização hierárquica dos conceitos, acrescendo novos elementos na estrutura conceitual dos educandos e atuando, também, na mediação do conhecimento - ora organizando, ora desencadeando.
Keywords : Ensino de Ciências; Ficção Científica; Imaginário; Racional.