SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue04The compositional structure of student texts on material cycles: evidence of use and appropriation of scientific languageThe genetically modified organisms issue and citizen science education: a study of natural sciences textbooks for 9th grade adopted in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

ANDRADE, Daniel Fonseca de et al. Da pedagogia à política e da política à pedagogia: uma abordagem sobre a construção de políticas públicas em educação ambiental no Brasil. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.04, pp.817-832. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-73132014000400004.

A educação ambiental brasileira demonstra uma evolução que se reflete no nível de organização da mesma dentro do país, passando de um contexto de ações pontuais espacial e temporalmente, para o estabelecimento de parcerias não formais (redes) e organização de projetos e programas. Considera-se aqui, no entanto, que é necessário que se produza um novo momento, no qual as diversas iniciativas desenvolvidas consigam instigar, em seu território, a consolidação de políticas públicas de educação ambiental. O presente trabalho aproxima a educação ambiental das teorias de políticas públicas e propõe um modelo que visa colaborar com a construção de políticas públicas em educação ambiental a partir do viés da participação e do diálogo, conforme sugerem vários documentos da educação ambiental brasileira e internacional.

Keywords : Educação Ambiental; Diálogo; Comunidade Interpretativa; Política Pública; Modelo de Análise.

        · abstract in English     · text in Portuguese