SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4The construction of the data of arguments in a Investigative Didactic Sequence in EcologyPerceptions of teachers and directors about the factors that promote or constrain environmental education in schools of Metropolitan Area of Buenos Aires, Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

OLIVEIRA, Cláudia de; JESUS, Paulo; JUNQUEIRA, Virgínia  and  UCHOA-FIGUEIREDO, Lúcia da Rocha. Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.975-991. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160040009.

Este artigo objetiva compreender os efeitos da atividade de escuta, na formação de profissionais em saúde. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a dezoito estudantes da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Resultados apontam que a escuta sensível afetou os estudantes qualitativamente em relação à subjetividade e à prática profissional futura. Houve, também, valorização da oferta de atendimento humanizado, além da quebra de preconceitos e paradigmas; criação de vínculo terapêutico; superação de diferenças e compreensão de si, a partir da história de vida do outro.

Keywords : Ensino em saúde; Narrativa; Escuta; Alteridade; Humanização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )