SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Broad objectives in a professional development programTeacher's learning: reading the possible author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

LOPES, Celi Espasandin  and  D'AMBROSIO, Beatriz Silva. Desenvolvimento profissional do professor provocando a agência e a insubordinação criativa. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.1085-1095. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160040015.

Este artigo objetiva discutir os atos de insubordinação criativa revelados em narrativas de quatro professoras de matemática participantes de um curso de especialização intitulado Teaching Mathematics in the Early Grades, que contribuiu para o seu desenvolvimento profissional. O curso provocou agência e atos de insubordinação criativa por parte das professoras. A natureza colaborativa do curso, as reflexões e as deliberações sobre estratégias de ensino alternativas e registros de processos da aprendizagem proporcionaram confiança e autoeficácia necessárias para suas práticas e seus atos de insubordinação criativa.

Keywords : Formação de professores; Educação matemática; Criatividade; Narrativas autobiográficas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )