SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Teaching mathematics from the perspective of Mathematics as a discourseScientific inquiry to the first year of elementary school: an articulation between students' speeches and graphical representations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SAITO, Fumikazu. Número e grandeza: discutindo sobre a noção de medida por meio de um instrumento matemático do século XVI. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.917-940. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040012.

Este trabalho apresenta alguns resultados de uma investigação que procurou valorizar condicionantes manipulativos no processo da construção do conhecimento por meio do manuseio de um instrumento matemático do século XVI. A investigação teve por base uma situação-problema elaborada a partir de questões de ordem epistemológica e matemática que emergiram da construção de uma interface entre história e ensino de matemática. O manuseio deste instrumento desencadeou uma série de ações que propiciaram aos professores refletirem e discutirem sobre as noções de grandeza, número e medida. A análise dos resultados sugere que existe uma lacuna de ordem epistemológica entre o observador que mede, o instrumento que medeia, e o ente medido. Lacuna esta que compromete a adequada compreensão do significado próprio de medida e das relações entre número e grandeza no processo de mensuração.

Keywords : Ensino de matemática; Número; Medida; Grandeza; Instrumentos matemáticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )