Ciência & Educação
Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X
Abstract
SILVA, Liciane Mateus da and ESTEVINHO, Lúcia de Fátima Dinelli. (Re) Contextos da Prática como Componente Curricular: formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21015. Epub Apr 20, 2021. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320210015.
Este artigo é um recorte de uma pesquisa que buscou analisar modos de funcionamento da Prática como Componente Curricular (PCC) de cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, focalizando, especificamente, o curso de um instituto federal do estado de Minas Gerais. Para o estudo, foi utilizada pesquisa de abordagem qualitativa que empregou diferentes metodologias e técnicas para coletas de dados como: acompanhamento de aulas, encontros para discussões, elaboração e divulgação de material didático, análise de Projeto Pedagógico, planos de ensino, propostas e relatórios acerca da PCC e currículos dos formadores. Os conceitos de recontextualização e discurso pedagógico de Basil Bernstein configuram-se importantes aportes teóricos para a discussão dos dados, estudados pela Análise de Conteúdo, e que evidenciam um destaque ao sentido de instrumentalização técnica conferida à PCC, cuja organicidade ratifica a dicotomia teoria-prática, não privilegia a abordagem interdisciplinar, e cria hierarquias entre as formas de conhecimento.
Keywords : Ensino de biologia; Formação inicial do professor; Escola técnica superior; Racionalidade técnica; Prática pedagógica.