SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Assessment strategies to promote self-regulation of Biology learning among first-year university studentsPlaying with Mathematics: appropriations and the dissemination of the Froebel method in Brazil in the first decades of the Republic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SOUZA, Rodrigo Diego de. O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21054.  Epub Oct 26, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210054.

Este artigo trata-se de um ensaio teórico-conceitual em que se apresenta uma teorização para o Trabalho dos Professores de Biologia. Constituem esta teorização as entrevistas realizadas com as pesquisadoras Krasilchik, Marandino, Selles, Cassiani, Valim, Galieta e o pesquisador El-Hani. Os relatos concedidos foram utilizados como referencial teórico, com o qual se teorizou que o Trabalho dos Professores de Biologia se fundamenta em quatro pilares que promovem maior compreensão nos âmbitos filosófico, pedagógico e político. Esses pilares são: (1) Concepções Filosóficas sobre a Educação e o Ensino de Biologia; (2) O Trabalho Pedagógico dos Professores de Biologia; (3) As Condições de Trabalho dos Professores de Biologia; e (4) Os Enfrentamentos, Lutas e Resistências dos Professores de Biologia.

Keywords : Ensino de biologia; Condições do trabalho docente; Trabalho pedagógico; Entrevista; Pesquisador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )