Ciência & Educação
Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X
Abstract
ANDRADE, Rosivânia da Silva and ZEIDLER, Vânia Gomes Zuin. Proposições acerca da experimentação formativa para Educação Química. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23012. Epub Apr 03, 2023. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320230012.
Este artigo tem o objetivo de apresentar um desenho metodológico para atividades experimentais, que busca o desenvolvimento de uma formação crítica, por meio da transformação do pensamento, para uma consciência crítica sobre a ciência e suas relações sobre a realidade social, econômica e ambiental. Para tanto, os principais referenciais teóricos que configuram essa metodologia derivam da Teoria Crítica, a partir do conceito de formação crítica, das características que orientam o trabalho experimental investigativo e sobre as concepções e princípios da Química Verde e Sustentável. Baseada nessas perspectivas teórico-metodológicas emerge a Abordagem Experimental Formativa que, organizada em cinco fases, se propõe a contribuir na superação das visões simplistas que comprometem a compreensão sobre o papel da Experimentação e a construção de caminhos teóricos e metodológicos que viabilizem uma formação mais crítica para o Desenvolvimento Sustentável.
Keywords : Ensino de química; Experimentação; Desenvolvimento sustentável; Formação crítica; Teoria crítica.