SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Science in the digital age: what can Instagram teach us?A pedagogical proposal to transform classroom climate and foster deep learning for Sciences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA, Renata Priscila; FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira  and  MUHLE, Rita Paradeda. Da prática de campo da tradição naturalista da Biologia à aula de campo na escola: distanciamentos e aproximações. Ciência educ. [online]. 2024, vol.30, e24003A.  Epub Feb 16, 2024. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320240003a.

Este estudo tem natureza teórica e, de certo modo, ensaística, visto que se lança a um exercício investigativo e reflexivo livre das amarras metodológicas tradicionais para propor um diálogo entre as práticas de campo da tradição naturalista e as aulas de campo do ensino escolar de biologia. Tomamos como referência as práticas de campo dos naturalistas viajantes a partir do século XVI, no intuito de traçar um horizonte temporal interpretativo em relação às atuais aulas de campo. Ao apresentar as características das práticas científicas de campo e sua evolução, podemos analisar como as aulas de campo de biologia foram se constituindo, inspiradas nessas práticas e se diferenciando delas pelo contexto em que são desenvolvidas. Fazer correlações entre o campo da ciência e o do ensino pode contribuir para se tomar distância do cotidiano da prática pedagógica e propiciar a ressignificação necessária das aulas de campo em biologia.

Keywords : Ensino de biologia; Pesquisa de campo; Estudo de campo; Naturalistas viajantes; Ensino de ciências..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )