SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Theory and Practice in the Pedagogical Projects of Mathematics Teaching Degrees: What do we mean when we talk about these topics in Teacher Education?Scientific signs and terms in the Brazilian Sign Language (LIBRAS): A reflection on the scarcity and the need for standardization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

GONCALVES, Paula Cristina da Silva; VIVEIRO, Alessandra Aparecida  and  BRETONES, Paulo Sergio. Temas e conteúdos em Astronomia: o que temos pesquisado na pós-graduação no Brasil?. Ciência educ. [online]. 2024, vol.30, e24006.  Epub Mar 07, 2024. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320240006.

Esta pesquisa, do tipo Estado da Arte, apresenta um recorte sobre temas e conteúdos abordados nos estudos sobre Educação em Astronomia produzidos em cursos de pós-graduação no Brasil, de 1973 a 2018. Foram recuperados e analisados 490 estudos, por meio da ferramenta metodológica Análise de Conteúdo. Identificados os mais abordados, correlaciona-se a abordagem com as diferentes etapas da Educação Básica, com o Ensino Superior e com a Educação Não Escolar. O Sistema Sol-Terra-Lua destaca-se no Ensino Fundamental e Médio, enquanto no Ensino Superior, observa-se a predominância de estudos em Mecânica Celeste e Gravitação. As pesquisas na Educação Não Escolar, em geral, não se dedicam a temas específicos. A correlação entre Temas e Conteúdos e o Foco Temático têm ênfase em Conteúdo e Método, refletindo atenção central nos processos de ensino e aprendizagem. Desse modo, indica-se tendências e lacunas com o propósito de contribuir com o desenvolvimento da área.

Keywords : Educação em astronomia; Ensino de pós-graduação; Estado da arte; Pesquisa científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )