Educação e Pesquisa
Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634
Abstract
FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira and LIBANEO, José Carlos. O experimento didático formativo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e246996. Epub Nov 04, 2022. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248246996.
O texto discute o experimento didático formativo como modalidade de pesquisa em didática na perspectiva do ensino desenvolvimental, conforme princípios teórico-metodológicos formulados por Vygotsky, Davydov e Hedegaard a partir da teoria histórico-cultural. Tem-se como premissa que o conhecimento didático necessita avançar na direção de práticas pedagógicas para o enfrentamento das desigualdades sociais e escolares, o que requer pesquisas que aprofundem a análise didática do processo ensino-aprendizagem. O presente estudo decorreu de pesquisa bibliográfica da produção dos autores mencionados, tendo como objetivos: descrever os resultados do estudo, destacando as contribuições de cada teórico na caracterização do experimento didático formativo e seus procedimentos; argumentar pela relevância da abordagem do experimento didático formativo como microciclo de investigação. Adicionalmente, é apresentada uma das modalidades de experimento didático formativo desenvolvida no Grupo de Pesquisa coordenado pelos autores, integrando princípios de Vygotsky, Davydov e Hedegaard. Conclui-se que o experimento didático formativo como microciclo de investigação origina um conhecimento didático capaz de sustentar e fortalecer a didática desenvolvimental orientada para finalidades educativas de superação das desigualdades sociais e escolares existentes no país.
Keywords : Ensino desenvolvimental; Experimento didático formativo; Pesquisa em didática.