SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50Criteria that guide a teacher’s practice when teaching exponential and logarithmic functionsEmergence of group schools and production, through differentiation, of isolated schools in the state of Espírito Santo (1908-1916) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

MAFEZONI, Andressa Caetano; VIEIRA, Alexandro Braga; MEDEIROS, Ricardo Tavares de  and  SILVA, Isalém Angelo Vieira da. Redes de apoio à escolarização de estudantes da educação especial em sistemas públicos do Espírito Santo. Educ. Pesqui. [online]. 2024, vol.50, e270601.  Epub June 10, 2024. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450270601por.

O estudo objetiva problematizar a composição de redes de apoio e suas implicações com a escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial, adotando, como referência, quatro sistemas públicos municipais de ensino, localizados na Região Metropolitana da Grande Vitória/ES. Busca sustentação em autores dedicados a teorizar sobre a articulação de redes de apoio nas escolas comuns, visando à acessibilidade curricular. Apoia-se na pesquisa qualitativa e na cartografia, com dados produzidos a partir de levantamento de informações no Instituto Nacional Anísio Teixeira e realização de três grupos focais com profissionais da educação, entre os meses de setembro e outubro de 2020. Como resultados, o estudo evidencia que: a) a matrícula de estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nos sistemas de ensino analisados impulsiona as políticas educacionais, dentre elas, a criação de redes de apoio; b) essas redes têm se constituído de modo plural, ou seja, por meio de concursos públicos, contratação de professores temporários e remanejamento de docentes do ensino comum; c) composição de equipe central de educação especial, algumas com inserção de profissionais da área da saúde; d) instalação de salas de recursos multifuncionais; e) oferta do atendimento educacional especializado, mesmo com diferentes concepções. Como considerações finais, o estudo desvela a necessidade de problematizar a filantropia e articular as redes de apoio de modo que elas fortaleçam o direito de acesso, permanência e aprendizagem com qualidade socialmente referenciada para os estudantes apoiados pela educação especial.

Keywords : Educação especial; Redes de apoio; Sistemas de ensino capixabas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )