SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue01Narrativas de alfabetizadoras: a ampliação do ensino fundamental e os discursos docentes.Relação família-escola transmutada: da aderência aos papéis e à experiência social author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

CUNHA, Alessandra Marques da; GARCIA, Stella de Lourdes  and  REYES, Claudia Raimundo. Produção textual no ensino fundamental: refletindo sobre a prática pedagógica. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.101-111. ISSN 1519-3993.

O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada sobre a prática de produção textual nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os gêneros discursivos têm sido apresentados aos professores como objeto de ensino da língua, no entanto, não têm sido acompanhado de reflexões suficientes que possam garantir a formação de escritores competentes. Diante deste contexto, propôs-se um trabalho junto às professoras de uma escola da Rede Municipal de Educação da cidade de São Carlos, estado de São Paulo, no qual se enfatizou o estudo, a reflexão sobre a prática e o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de um gênero discursivo de texto, tal como proposto pelos pesquisadores do Grupo de Genebra. A metodologia utilizada para a coleta e análise dos dados foi colaborativa dialógica, e os resultados indicaram uma alteração significativa nas práticas pedagógicas e também uma melhora na produção textual dos educandos.

Keywords : Gênero Discursivo; Prática Pedagógica; Produção Textual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )