SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue02Políticas públicas e a condução da educação profissional no Brasil a partir do final dos anos 1990 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Entre o espaço de ensino e a formação docente: práticas de leitura e escrita. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.02, pp.211-222. ISSN 1519-3993.

Com o propósito de compreender e analisar as práticas de leitura e escrita eleitas como prioridade no auxílio à alfabetização, este trabalho apresentará algumas atividades cotidianas que acompanham ações pedagógicas, as quais propiciam a identificação e denominação de um dado espaço físico como ambiente alfabetizador. Diante disso, esta pesquisa se constrói a partir da observação e análise de imagens selecionadas de diferentes materiais gráficos, escritos ou confeccionados, presentes nas salas de aula de séries iniciais do Ensino Fundamental, em escolas municipais, estaduais e particulares. Partindo do pressuposto de que a docência como profissão demanda uma aprendizagem de conhecimentos específicos, contíguos a sua articulação e aplicabilidade, é possível questionar como se procede à formação de saberes dos professores, nas séries iniciais, em relação à constituição de um espaço de ensino.

Keywords : Espaço de Ensino; Formação Docente; Práticas de Leitura e Escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )