Revista de Educação PUC-Campinas
Print version ISSN 1519-3993
Abstract
BIESTA, Gert. Pragmatismo, conhecimento e currículo: para além do objetivismo e do relativismo. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp.87-98. ISSN 1519-3993. https://doi.org/10.1590/edpuc19n201402.
O presente artigo, apresentado na Conferência de abertura do"VII Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação- Política Educacional do Século XXI: paradoxos, limites epossibilidades", 7-9 de outubro de 2013, Pontifícia UniversidadeCatólica de Campinas, Brasil, discute a questão do currículo ede sua relação com o conhecimento, com a pedagogia e com oconceito de coordenação. O pragmatismo e, de forma maisespecífica, as ideias do filósofo norte-americano John Deweysão o referencial por meio do qual essas questões serãoproblematizadas. A análise aponta para a necessidade de secompreender a relação entre o currículo e o conhecimento deforma pragmática e não relativista, engajada com a resoluçãodos problemas humanos.
Keywords : Conhecimento; Currículo; Pragmatismo.