SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Ways of teaching and learning how to be a girl and boyFull-time school in some families vision: Between the ideal and the real situation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da. Imaginar, calcular, ressignificar: articulações entre imaginação e cognição em práticas pedagógicas. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.3, pp.227-237. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc19n201404.

Apresentam-se os resultados de pesquisa qualitativa e exploratória feita através do acompanhamento do cotidiano escolar (durante 2008) de uma turma de primeiro ano de uma escola privada do município de Campinas (SP), Brasil. Os objetivos do trabalho foram identificar (i) as práticas pedagógicas operacionalizadas no cotidiano escolar, (ii) as formas pelas quais a professora valoriza o desenvolvimento da imaginação das crianças e (iii) as estratégias utilizadas para a inter-relação entre processos imaginativos e cognitivos sem que se percam suas especificidades. Análises sobre as práticas pedagógicas evidenciaram possibilidades de experiência bem-sucedida na articulação entre imaginação e cognição, habitualmente consideradas processos antagônicos. Os resultados permitem, também, levantar problematizações quanto a repercussões de práticas pedagógicas que privilegiam a imaginação no enriquecimento de brincadeiras de faz-de-conta. São debatidas, por fim, possibilidades de replicação deste projeto no sistema público.

Keywords : Cognição; Imaginação; Práticas pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )