SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Self-regulated learning: approaches and challenges for teaching practices in educational contextsPedagogical Political Project: Transformation of the pedagogical practice in the discourse of school managers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 2318-0810On-line version ISSN 1519-3993

Abstract

SANTOS, Ana Cristina Bortoli Hildebrando dos  and  TREVISO, Maria Teresa Ceron. A escola e o desenvolvimento moral do aluno: concepções, práticas e desafios dos profissionais da educação. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.19-29. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.5965/151939932112016029.

O desenvolvimento moral do aluno é resultante de um processo. A escola e os profissionais que nela atuam possuem papel relevante nesse processo, pois se acredita que, por meio da convivência nos diferentes espaços e das experiências vividas na escola, o aluno constrói conceitos relativos à sua moral. Este artigo objetiva analisar as concepções de profissionais que atuam na rede municipal de ensino de municípios localizados na região do Planalto Sul catarinense sobre como educar moralmente, bem como sobre as práticas e os desafios em relação a esse processo. A base empírica deste artigo é uma investigação de cunho exploratório e de natureza qualitativa. Como procedimento de coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. A partir dos dados coletados, observou-se que os profissionais pesquisados atribuem importância ao seu papel na construção moral dos alunos, preocupam-se com sua prática pedagógica e a organizam por meio de várias estratégias, considerando essa construção.

Keywords : Desenvolvimento da Consciência Moral; Educação Moral; Escola; Profissionais da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )