SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Affection in teacher-student relationships: Pedagogy students' perspectivesSwarming to infinity as a revolutionary practice: Desire in schools, production of singularities, and the ability to act author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 2318-0810On-line version ISSN 1519-3993

Abstract

REZENDE JUNIOR, Luiz Nolasco de  and  SA, Antônio Villar Marques de. O jogo do xadrez e a aprendizagem lúdica para adolescentes em ambiente socioeducativo. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.221-229. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.5965/151939932112016013.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa com objetivo de construir uma proposta interventiva lúdica, tendo o xadrez como ferramenta de aprendizagem em aulas de produção de texto para o desenvolvimento de competências ligadas à habilidade escrita e à construção de novos projetos de vida. O estudo envolveu 32 adolescentes que cumpriam medida de internação em uma unidade socioeducativa. Os dados foram obtidos por diário de campo e análise de conteúdo das redações e rodas de conversa. Durante 13 encontros semanais, os adolescentes aprenderam e jogaram xadrez, produziram textos e reflexões a partir de metáforas enxadrísticas associadas às suas realidades e que resultaram no incentivo dos sujeitos à aprendizagem, socialização, cognição e afetividade pela presença do lúdico; na diminuição da resistência em produzir textos, apesar do não domínio da habilidade escrita; e na construção coletiva de uma ação interventiva diferenciada dos projetos de vida que levaram ao cumprimento de medida restritiva de liberdade.

Keywords : Afetividade; Integração social e educação; Jogos; Processo ensino-aprendizagem; Valores educacionais..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )