SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Homework: Yes or no? A self-regulated learning perspectiveFormation of professors and health professionals to promote self-regulation in childhood health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

MELLO, Anair Silva Lins e; ROSARIO, Pedro Sales Luís de Fonseca; POLYDORO, Soely Aparecida  and  HOGEMANN, Julia Helene. Ansiedade reportada frente à produção textual: correlações com variáveis motivacionais. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.407-424. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a4111.

A literatura tem revelado que as atuais exigências sociais e acadêmicas têm produzido nos alunos um comportamento ansioso frente à escrita. O presente estudo, de abordagem sociocognitiva, identificou a presença e variação da ansiedade reportada frente à produção textual ao longo do processo de tomadas de medidas e avaliou a relação da ansiedade reportada diante da produção textual com variáveis motivacionais (autoeficácia, autorregulação da aprendizagem e desempenho global da produção escrita). Trata-se de um estudo com medidas repetidas. Participaram 693 alunos (M=9,13; DP=0,16) do ensino básico, da região Norte de Portugal, com idade entre 8 e 12 anos. Para a coleta de dados foram utilizados questionários de autorrelato. A análise dos dados revelou diferenças estatísticamente significativas na ansiedade reportada frente à escrita na autoeficácia e na autorregulação da aprendizagem ao longo do ano escolar. A ansiedade diante da escrita revelou correlação positiva e estatisticamente significativa com a autoeficácia percebida. As demais variáveis apresentaram correlações negativas e estatisticamente significativas com a ansiedade frente à escrita.

Keywords : Ansiedade; Autoeficácia na escrita; Autorregulação na escrita; Escrita; Rendimento escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )