SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3The social habitus of Early Years Education: Processes of learning and unlearningAcademic performance in the freshman year of undergraduate studies: The case of the Universidade Federal de Goiás Statistics course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

TOGNETTA, Luciene Regina Paulino; SOUZA, Raul Alves de  and  LAPA, Luciana Zobel. A implantação das equipes de ajuda como estratégia para a superação do bullying escolar. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.397-410. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4506.

Os problemas de convivência na escola, em especialum tipo de violência caracterizado com bullying, têmsido notados pelas investigações atuais não pela suaocorrência cada vez maior, mas pela urgência de queo tema da convivência seja um valor presente nasinstituições educativas. Pouco se sabe ainda sobreo que a literatura internacional já tem comprovado:a importância da participação efetiva dos alunos nasolução dos problemas vivenciados. Assim, este artigoapresenta uma investigação de caráter exploratório cujo objetivo é investigar as possíveis diferenças na frequência das intimidações entre estudantes do EnsinoFundamental II em escolas onde foram implantados sistemas de apoio entre pares na percepção dosalunos. A amostra é formada por 270 adolescentes estudantes do sexto ao nono ano de duas escolasdo interior paulista em que se organizou um Projeto de Formação para a Convivência Ética junto aprofessores, equipe gestora e alunos dos colégios. O instrumento trazia 20 questões em que os alunosnão necessitavam se identificar, mas precisariam apontar se eram ou não membros das equipes deajuda. Os dados encontrados corroboram a necessidade de que alunos se sintam acolhidos, protegidose fortalecidos nas escolas, indicando que a presença de equipes de ajuda na escola pode promovera melhoria da convivência e, assim, a diminuição de possibilidades de intimidação.

Keywords : Convivência Ética; Bullying; Protagonismo; Equipes de ajuda.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )