SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Intervention studies in phonological awareness and dyslexia: Systematic literature reviewThe teaching of the mother tongue at public french Maternelle School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

SILVA, Andrialex William da  and  OLIVEIRA, Manoilly Dantas de. Práticas de alfabetização e letramento com o livro infantil: ensinando com os “Dois Chapéus Vermelhinhos”. Educ. Puc. [online]. 2020, vol.25, e204917. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4917.

Este trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado e configura-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Tem como objetivo analisar uma proposta de ensino para a alfabetização e para o letramento de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. A proposta, elaborada a partir da obra “Dois Chapéus Vermelhinhos”, escrita por Ronaldo Simões Coelho e ilustrada por Humberto Guimarães, desenvolveu-se no período de quatro dias. As aulas foram observadas, e, como instrumentos de coleta de dados, foi usado o diário de campo, além do registro fotográfico. O referencial teórico que norteia as análises do trabalho se refere aos processos de alfabetização e de letramento. Constatou-se que o livro infantil, com seu potencial textual, pode ser um instrumento significativo para o ensino da leitura e da escrita. Além disso, pode fornecer subsídio para o desenvolvimento de atividades que envolvem gêneros textuais de forma contextualizada. Por fim, compreende-se o livro infantil como uma ferramenta que pode vir a colaborar com os processos de alfabetização e de letramento.

Keywords : Alfabetização; Ensino; Letramento; Livro infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )