Revista de Educação PUC-Campinas
Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870
Abstract
DIAS, Liz Cristiane and BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem autorregulada e formação inicial de professores de Geografia: uma revisão sistemática de literatura. Educ. Puc. [online]. 2020, vol.25, e204568. Epub July 21, 2020. ISSN 2318-0870. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4568.
Este artigo objetiva averiguar, com base em uma revisão sistemática de literatura, o investimento em estratégias de ensino e aprendizagem autorregulada em cursos de Licenciatura em Geografia. Os dados foram coletados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Red de Revistas Cientificas de America Latina y el Caribe, España y Portugal e na Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em periódicos da Geografia com classificação Qualis A1, A2 e B1 dos últimos cinco anos. A busca pelos trabalhos teve como resultado o total de 154 artigos. Destes, apenas 25 tratavam especificamente da formação inicial de professores e, dentre estes, apenas 8 atendiam às demandas da pesquisa. Os resultados revelaram a necessidade de mais investimento em programas de intervenção em estratégias de aprendizagem e a necessidade de pesquisas futuras que disseminem na Geografia a temática da autorregulação.
Keywords : Autorregulação. Formação de professores. Geografia..