SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Curricular Policies for the English teaching in the State of São Paulo (1931-1971): expectations and limits of the school contextRethinking the potentiality of the conception of vocation and teachers’ craft author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

SIMAO, Andréia Aparecida. A educação repensada no contexto de pandemia da Covid-19: rupturas do conhecimento. Educ. Puc. [online]. 2024, vol.29, e247560. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v29e2024a7560.

Este texto objetiva analisar como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico traz a insígnia da educação por meio do discurso da escolaridade interrompida em contexto de pandemia da COVID-19 e quais são as implicações na formação do trabalhador. O plano teórico-metodológico tem por base o materialismo histórico-dialético. Trata-se de uma investigação qualitativa de cunho bibliográfico, tendo como procedimento metodológico de produção e análise de dados, as análises documental e de conteúdo. A base empírica está no documento: Schooling disrupted, schooling rethought. How the Covid - 19 pandemicis changing education. Esse relatório é oriundo de pesquisas realizadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em parceira com Global Education Innovation Initiative, Harvard Graduate School of Education. O exame da empiria evidencia a importância da mesclagem entre ensino presencial e online, sendo necessário o alargamento, pelo Estado, do potencial de inovação – tecnologia – para melhorar a oferta e qualidade de ensino. O que permite facilidade na aquisição de competências cognitivas, sociais e emocionais, estas consideradas pelo organismo, como essenciais para suprir as necessidades do século XXI. As consequências dessa mesclagem estão em torno das diferenças sociais, as quais implicam na equidade e qualidade da educação. Portanto, a contribuição científica inferida por este estudo está na organização de políticas educacionais que favoreçam a população que se encontra em situação econômica, educacional e cultural, desfavorável.

Keywords : Educação interrompida; Formação do trabalhador; Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico; Pandemia COVID-19; Políticas educacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )