SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 issue01Educação e tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua históriaPara uma genealogia da cidadania digital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

MOREIRA, António. PAUIE, Internet@eb1 e CBTIC@EB1: à distância de um ano. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2008, vol.01, n.01, pp.37-46. ISSN 1646-933X.

Reportando-nos à nossa experiência de coordenação do Programa de Acompanhamento do Uso da Internet nas Escolas, sua transformação em Internet@eb1 e posterior renomeação em programa CBTIC@EB1, no distrito de Aveiro, no período de 2002 a 2007, pretendemos fazer um balanço distanciado desse percurso, reflectindo sobre as eventuais mais-valias que terá trazido à integração das Tecnologias da Informação e Comunicação no 1º Ciclo do Ensino Básico. É também nosso propósito referir o que de relevante resultou das sucessivas edições de um programa que, embora ainda desejado com saudade por alguns, foi inexplicavelmente votado ao esquecimento e paulatinamente substituído por iniciativas dirigidas a outros ciclos de ensino. À distancia de um ano, o que ficou desse investimento? Qual o impacte do programa ou do seu abandono? Foram tomadas em linha de conta as recomendações da avaliação externa realizada? A perspectiva adoptada não é saudosista, nem pretende representar uma visão do todo nacional, já que mais centrada no distrito de Aveiro. Pretende ser o testemunho naturalmente parcelar de quem se encontrou envolvido na coordenação de uma iniciativa que, pensada com bondade, veio anualmente a esmorecer, sem perspectivas de futuro, e finalmente a “morrer na praia” de Janeiro de 2007, fruto de sucessivas e menos calmas conjunturas com as quais teve que conviver

Keywords : 1º Ciclo do Ensino Básico; Internet nas Escolas; Competências Básicas em TIC.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )